Um título para Ailce Campos

Ailce CamposNa quarta-feira, dia 19 de março, a Câmara Municipal de São Luís viveu um dia muito especial, na trajetória gloriosa de seus quase quatrocentos anos de existência. Ali estivemos reunidos para fazer entrega do título de Cidadã de São Luís para a amiga AILCE ÁIRES CAMPOS, professora aposentada da UFMA e proprietária de uma das mais conceituadas escolas de educação infantil, em nossa cidade, a Escola Viva a Vida, localizada na Avenida Dr.Alfredo Salim Duailibe, no bairro Calhau.

A solenidade aconteceu em sessão especialmente convocada para esse fim, no plenário Simão Estácio das Silveira, sob a Presidência do vereador Isaías Pereirinha, Presidente da Câmara Municipal, tendo a vereadora Marília Mendonça, na 1ª. Secretaria e o vereador Gutemberg Araújo, na 2ª. Secretaria.

A homenageada, pessoa de imenso carisma, e de uma ternura singular, impressionou a todos os presentes, com um belíssimo discurso, onde um belo texto literário serviu de forma para um conteúdo de reminiscências familiares, juvenis e contemporâneas, comovendo os que ali estavam, e com ela se confraternizavam, entre autoridades, amigos e familiares.

Foi uma solenidade marcada por reminiscências, por reencontros, por uma fusão de tempos e emoções que reconstruíram faces, espaços, episódios e personagens que marcaram a trajetória de vida da homenageada. Marcaram e compuseram o cenário aonde, ainda menina ou adolescente, semeou e construiu amizades, sonhos, esperanças, perfumando com sua presença, com o brilho de sua inteligência, de seus encantos pessoais, os sonhos dos que a vislumbravam.

A bela menina, ex-aluna do Instituto Kertz, da Escola Modelo Benedito Leite, da Escola Normal, do Liceu Maranhense, que foi baliza das duas últimas, puxando as escolas nos desfiles de sete de setembro, e a todos encantava com sua beleza, seu charme, seu recato e fulgor. A mesma bela menina, cheia de reminiscências e emoções, esteve na Câmara, diante de suas filhas Adriana e Adelana, dos seus genros, Ednarg e Luciano, e dos netos Gabriel, Amanda, Larissa e Júlia. A filha Allana, e o genro Ricardo, com a filha Valentina, morando no Sul, não puderam vir e ver, mas foram lembrados.

Tive a honra, no exercício do atual mandato de vereador, de ser o autor do Projeto de Decreto Legislativo que lhe concedeu a honraria que, naquela manhã, lhe entregamos, com o aval dos demais vereadores que o aprovaram, em votação plenária, de forma unânime.

Tive o privilégio, ainda, de proferir o discurso de recepção, em meu nome e em nome da Câmara Municipal, e de poder realçar a personalidade meritória dessa maranhense de Viana, que aqui construiu sua vida pessoal e profissional, engrandecendo nossa cidade com seu trabalho, com sua semeadura e seus frutos, no campo das relações familiares, pessoais e educacionais, formando várias gerações de cidadãos, preparando-os para os desafios da vida, como mãe e educadora.

Sendo amigo de Ailce, há anos, tenho a consciência dos sobejos méritos que ela reúne para o título recebido, e a justeza da concessão que lhe fizemos, cheios de orgulho de sua amizade e de sua existência. Uma existência construtiva e, além de tudo, simbólica, para a geração romântica de nossa cidade, embalada pela bossa nova, pela música dos Beatles, pela jovem guarda, sob o clima tenso e repressivo da ditadura militar: símbolo de beleza, de graciosidade, de encanto e ternura, com elevados padrões morais e éticos, e brilho de especial esplendor.
Os que ali estiveram, provavelmente, guardarão nas lembranças as emoções e a beleza daquela solenidade e daquela manhã.

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.