Livros Publicados

 

IMG_7020

O Congresso das Garças, livro contendo sessenta crônicas, escritas entre os anos de 2007 e 2016, e publicadas nos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno, retratando o cotidiano da cidade e propondo reflexões sobre o homem, sua participação cidadã, na sociedade civil, organizada, e observando os ensinamentos que a natureza expõe aos seres vivos, em flagrantes que o autor presenciou e registrou, extraindo de cada episódio, uma lição de vida, para estar em sintonia com a natureza. As crônicas, literárias e poéticas, traduzem aquilo que o autor denominou de “uma sinfonia”, em homenagem à natureza, chegando a afirmar que as mais belas crônicas que produziu, até o momento, estão reunidas nesse Congresso das Garças. Lançado em 2016, como integrante do Plano Editoral da Academia Maranhense de Letras.


20131129-112759.jpgSão Luís, Uma cidade no Tempo. Livro de crônicas, alusivas à cidade de São Luís, publicadas entre os anos 1980 e 2005, em jornais da cidade. Ao todo, somam sessenta crônicas, selecionadas entre as que falam da cidade de São Luís, sob uma ótica sentimental e histórica, retratando as mutações da cidade, através do tempo. Tempo que o autor viveu e guardou, na memória, e que buscou registrar, como colaborador de jornais que a cidade possuiu, destacando-se, entre eles, o  jornal O Estado do Maranhão, em seu Caderno Alternativo. Publicado em 2007.


20131204-155529.jpg

Na Boca da Noite. Livro de contos, contendo trinta contos regionais, retratando a vida campesina; hábitos, crenças, costumes do homem do campo, em seu modo simples e denso de viver. O autor, inspirado na maneira simples dos cordelistas elegerem os temas de seus casos, suas histórias e narrativas, vai desfiando seus breves contos, cheio de ensinamentos, de dramas, de forma muito espirituosa, buscando identificar o burlesco nas mais duras e dramática lições da vida. Livro publicado pela editora Global, de São Paulo, em 1988.  


 20131204-162848.jpgChapéu de Couro e Palha. Livro de contos, contendo trinta contos regionais, retratando a vida campesina; hábitos, crenças, costumes do homem do campo, em seu modo simples e denso de viver. O autor, inspirado na maneira simples dos cordelistas, de elegerem os temas de seus casos, suas histórias e narrativas, vai desfiando seus breves contos, cheio de ensinamentos, de dramas, de forma muito espirituosa, buscando identificar o burlesco nas mais duras e dramática lições da vida. Livro publicado pela editora Global, de São Paulo, em 1987.  


 

20131204-162108.jpgChapéu de Couro. Livro de contos, com ilustrações do autor, contendo dez contos regionais, retratando a vida campesina; hábitos, crenças, costumes do homem do campo. O autor, inspirado na maneira simples dos cordelistas, de elegerem os temas de seus casos, suas histórias e narrativas, vai desfiando seus breves contos, cheio de ensinamentos, de dramas, buscando identificar o burlesco nas mais duras e dramática lições da vida. Publicado em 1981, como obra selecionada, pelo Plano Editorial da FUNC/SIOGE. Contém dez ilustrações do autor.


20131204-160235.jpg

 O Sótão. Texto teatral premiado premiado no concurso de “Textos Teatrais Apolônia Pinto”, promovido pela UFMA, Prêmio Viriato Corrêa, em 1978. Publicado como parte da premiação, pela Fundação Cultural do Maranhão. O texto, inspirado no teatro do absurdo, promove uma reflexão sobre a condição humana, o absurdo da vida, com suas mutações, suas maravilhas, seus  estímulos e seus desencantos. Tudo isso vivido por dois personagens, confinados no pequeno espaço de um sótão: Régis, um estudante de belas artes, e Barah, um donte mental. Publicado em 1979. Texto já encenado por dezenas de grupos teatrais, amadores; sendo texto registrado na Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

  


São Luís


“São Luís, uma Ilha bela por natureza”. Livro texto-fotográfico, projetado e escrito por Ivan Sarney Costa, com fotografias de Geraldo Kosinsk e projeto museológico e editorial de Eliane Lili Vieira. Impresso pela editora Global, de São Paulo, com patrocínio da então, Companhia Vale do Rio Doce, para distribuição entre seus clientes e parceiros, com edição bilíngue. Retrata o patrimônio ambiental, histórico, museológico e cultural da Ilha de São Luís, em versos, de seus mais ilustres e apaixonados poetas; textos e fotos de sua realidade, em 1989, quando foi realizado e impresso.


                   

FullSizeRenderMeia-Morada, Coração. Livro de poemas, líricos e sociais, escritos na juventude do autor e refletindo seus primeiros encantos, amores, seus devaneios juvenis e suas primeiras inquietações com as injustiças sociais; realidades que a  vida, com suas contradições e vicissitudes, já lhe mostrava, naquele tempo. Publicado em 1980, pelo Plano Editorial FUNC/SIOGE, sob a inspiração e direção do acadêmico Jomar Moraes.

 

 

 


 

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: