O mais novo cidadão de São Luís

Ubaldo da SilvaNa última quarta-feira, dia 26 de março, o amigo BENEDITO UBALDO DA SILVA esteve na Câmara Municipal de São Luís para receber, no plenário Simão Estácio da Silveira, repleto de amigos e familiares, a mais elevada honraria concedida por aquele Poder: o título de Cidadão de São Luís.

Maranhense, nascido em São Benedito do Rio Preto, educado no município de Vargem Grande, UBALDO, como é mais conhecido por todos, tem sua vida marcada por intensos desafios, em especial, a partir de sua vinda para São Luís, aonde chegou aos doze anos de idade.

Foi feirante, na Cohab, ajudando sua mãe. Foi artesão de couros, ajudando seu pai a produzir peças, e a comercializá-las, no extinto quiosque da Praça Benedito Leite, em frente ao Hotel Central, hoje, também, extinto.

Formado em Contabilidade e em Educação Física, foi funcionário do SESI, onde ampliou suas relações pessoais, e de onde saiu para começar seu trabalho como empresário, realizando transporte de crianças para escolas daquela instituição.

Sua trajetória, como empresário bem sucedido, foi coroada de lances de ousadia, de extrema determinação, de crença em suas potencialidades e nas potencialidades de um mercado em que foi um dos pioneiros, construindo um nome de respeito e credibilidade, com a marca de sua empresa, a BUS, criada em 1992, cujo nome representa as iniciais de seu nome completo.

Do primeiro veículo, um Gurgel usado, que comprou para reformar e adaptar, com os recursos emprestados por um amigo, até à atual frota de 44 veículos, entre ônibus, micro-ônibus, automóveis, veículos 4×4.

Com essa frota, realiza transporte escolar, transporte de trabalhadores; locação pessoal e empresarial, para passeio e trabalho, dentro e fora do Estado; turismo receptivo. Tudo isso, sob sua gerência pessoal, seu envolvimento direto, sua administração e permanente vigilância.

Tive o orgulho, como vereador, neste atual mandato, de ser o autor do Projeto de Decreto Legislativo que lhe concedeu o título, com aprovação unânime dos demais vereadores.

Ao saudá-lo, no discurso de recepção que lhe fiz, em meu nome e em nome da Câmara Municipal, disse que ele pertence àquela categoria de homens que Bertolt Brecht chamou de “imprescindíveis” porque são os que lutam a vida inteira. Não lhe fiz favor ao dizer isso. Busquei ser justo com alguém, cuja vida pessoal e laboral tem sido uma marca intensa de renovação, de busca, de conquista de novos desafios, de novos horizontes, conseqüentes e intermináveis.

Nosso homenageado, num discurso de intensa e duradoura emoção, refletiu sua vida, cotejou seu passado, sua história pessoal e familiar, com orgulho de quem sabe que é vencedor. Diante de seus amigos e familiares, testemunhas de sua trajetória de lutas e empreendimentos, teve a voz embargada e as palavras tolhidas pela carga emotiva da solenidade e de um instante em que o cidadão está diante de si, de sua alma, de sua história, implacavelmente. Como testemunhas, suas duas filhas: Beatriz e Daniela, e sua atual mulher, Isabella.

A solenidade foi presidida pelo vereador Isaías Pereirinhas, atual Presidente da Câmara, tendo o vereador Batista Botelho, na 1ª. Secretaria, e a vereadora Marília Mendonça, na 2ª. Secretaria. Presentes, ainda, o vereador José Joaquim e o vereador Renato Dionísio.

Tenho a certeza de que foi uma das mais belas e comoventes sessões de entregas de título de Cidadão de São Luís que a Câmara Municipal já realizou.

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.