Além do incerto amanhã

A pacata cidade que habitamos, quando criança e adolescentes, recolheu sua alma na memória dos que tiveram o privilégio de conhecê-la.  Privilégio de caminhar ou dirigir por suas ruas; de freqüentar suas festas populares; de estudar em suas escolas públicas; de amar ou ser amado, por suas meninas recatadas; de usar seus bondes elétricos, como meio de locomoção, a trabalho ou lazer; de freqüentar suas praças ajardinadas; de assistir filmes no cine Roxy ou no Éden, onde muitos namoros se iniciavam e aconteciam; de fazer serenatas, em suas madrugadas, com poesias e canções apaixonadas.

Essa pacata São Luís, hoje, é apenas um quadro na memória. Um quadro recorrente, muitas vezes, no confronto da cidade que pulsa e se transforma, com incrível velocidade; estendendo seus limites urbanos; multiplicando sua população, seus veículos automotivos; incorporando valores culturais; adensando suas moradias; sufocando seus cursos d’água; destruindo seus manguezais.

A cidade pacata que conhecemos, de 60 mil habitantes, possui hoje, seguramente, mais de 1 milhão de cidadãos. A mesma cidade pacata, possuidora de uma frota automotiva que não passava de 50 veículos, hoje possui mais de 200 mil. E esse número está crescendo, a cada dia, em ritmo veloz. Basta olhar as dezenas e dezenas de veículos que estão circulam sem placas, em nossa cidade. Esse problema já foi objeto de minhas preocupações expressadas, neste espaço, recentemente.

As revendedoras das principais marcas nacionais, que se digladiam em campanhas mercadológicas, anunciam marcas superadas de vendas, mensais, que somam, juntas, mais de 3 mil unidades. Essas vendas, crescentes nos últimos anos, estão associadas a uma estabilidade econômica consolidada, com taxas de juros em queda, com aumento do poder aquisitivo da população, com aumento da oferta de emprego, com melhor distribuição de renda; apesar de todas as mazelas que continuam a nos afligir, sob aspecto da habitação, da saúde, da educação, da tributação, da segurança cidadã.

Essa realidade aponta para o crescimento econômico de nossa população, incorporando novos veículos automotivos; ampliando moradias; serviços; oferta de empregos; aumento nas faixas renda familiar. Essa mesma realidade também aponta para um futuro preocupante, que exige um planejamento eficiente e imediato, para que nossa cidade não venha tornar-se inviável, insustentável como cidade, num futuro próximo.

A cidade que nos viu criança e adolescentes começou a expandir-se, a ganhar expressão urbanística moderna, a partir da construção da ponte José Sarney, que ligou aquela cidade pacata, à ponta de São Francisco. A partir dessa obra grandiosa, em seu sentido social, aconteceu toda a ocupação populacional que formou os bairros novos, que nossa cidade incorporou.

A malha viária que possuímos, hoje, também foi planejada e executada, quase em sua totalidade, no governo do poeta José Sarney. Essa malha viária teve no engenheiro Haroldo Tavares um grande planejador e materializador, quando Secretário e, depois, como prefeito, quando fez construir o Anel Viário: fundamental para escoamento do tráfego, nos dias atuais.

São Luís, no entanto, não possui avenidas largas e modernas, (com exceção da Guajajaras), porque o planejamento que dimensionou essas vias não previu, e seria difícil fazê-lo, a cidade do século XXI que estamos vivendo, com tantas demandas de ocupação de seus espaços territoriais, com tanto adensamento populacional. Além do mais, obras de infra-estrutura, como a abertura ou duplicação de novas avenidas, são obras caras, que implicam em custos muito elevados, nem sempre disponíveis.

O crescimento vertiginoso da frota automotiva, em nossa cidade, se não forem adotadas medidas saneadoras, em curto prazo, poderá nos conduzir à adoção do rodízio de veículos, como ocorre hoje na cidade de São Paulo. A duplicação da Avenida dos Holandeses e da Jerônimo de Albuquerque, que desempenham função especial no sistema de tráfego que possuímos, pode ser uma das soluções que precisamos tomar, para reverter essa previsão. A continuidade da Avenida Litorânea, até ao Olho D´água, seria importantíssimo como alternativa para desafogar a Avenida dos Holandeses, e melhor urbanizar aquele espaço praiano.

Bairros como João Paulo, Monte Castelo e Cohafuma, que possuem pistas estreitas para o fluxo de veículos que recebem, demonstram que o planejamento que as precedeu não conseguiu vislumbrar a cidade em que São Luís se transformou, com a incorporação de novos bairros e as invasões que foram se consolidando, ao longo do tempo.

Muitas vezes, para melhor fluidez do tráfego, basta um pouco de bom senso, sinalização adequada, presença de polícia orientadora, em horas de maior fluxo, como aconteceu com as modificações ocorridas na Avenida Beira Mar. O trafego ali, sem dúvida alguma, ficou muito melhor, permitindo mais rápido fluxo na ponte e em todo aquele micro sistema de vias que se interligam, facilitando a ligação do Centro Histórico com suas adjacências. A cidade está precisando de intervenções renovadoras, que possam representar sua redenção, no que estou chamando de incerto amanhã. Amar a cidade é planejar seu futuro sustentável. É preciso amar a cidade.

6 thoughts on “Além do incerto amanhã

  • 18 fevereiro, 2009 em 23:27
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    Caro Amigo Ivan,
    novamente colaborando com o blog, e deacordo além de convicto com as afirmações acima, muito bem colocadas e historicamente relembrada sobre a problematica do tráfego/trânsito em nosso município.Infelizmente em conversa com meus pares, seja no ambiente de trabalho ou mesmo em conversa informal no horário de lazer os reclames de centenas de pessoas que conheço são iguais as inquietações do vereador.Muito além das inquietações é o lamentar de todos que possuem veiculos automotivos, no sentido da não existência de uma política pública atual e que esteja sempre lada]o a lado com o problema levantado pelo amigo Ivan, visto que é notorio que todos os benefícios no sentido de tentar dar maior fluxo nas principais avenidas de sLuis, foram feitas na atualidade com envolvimento direto do governo do Estado, isto é, nos governos Lobão e da hje Senadora Roseana Sarney, nos referimos ao enlarguecimento/duplicação das princiais vias, construção de elevados entre outros.A preocupaçao na atualidade da maioria dos que converso cotidianamente é a falta de comprometimento dos poderes públicos no tocante a resolução destes atuais problemas, fico aqui em meu apartamento(localizado no eixo principal de problemas, isto é, Localizado na Av.Jeronimo de Albuquerque, no Angelim) relembrando e questionando-me o quão seria o caos total se não tivesse tido a intervenção destes governos no passado, mesmo não prevendo o crescimento quase que absurdo da quantidade de veiculos circulando em nossas vias publicas na atualidade, deram um passo importantíssimo na época visando o futuro. O qual infelizmente não sentimos nenhum tipo de articulação política seja no eixo municipalista ou Estadual(hje governados por um mesmo partido político).
    Lembro-me bem dos joguetes vindos do “prefeito” da época dizendo que o governo estadual estava interferindo no municipal, e o tempo todo sendo alvo de caluniosas inferências nos jornais locais em relação a supostos superfaturamentos entre outros!
    e na atualidade o que vemos!????????????????????????????????????///

    o caos generalizado e nenhum nem outro os quais são pares do mesmo partido sequer apresentando projetos para nós que pagamos os pesados tributos, os quais não sabemos para onde vão verdadeiramente.

    o que seria de nós, se a jeronimo de albuquerque, assim como outras vias não tivesse sido duplicada!??

    o caos se instaou e temos convicção que juntando os dois governos atuais (municipal e estadual) não vemos mobilizações no sentido de dar prioridade aos reclames apresentado no grandioso artigo que o amigo ivan, inteligentemente levantou.Reclames estes de toda sociedade ludoviscense, seja nos que utilizam seus carros particulares , sejam nos que utilizam o transporte precário e decadente coletivo!!!!!!!!!!!!!!!!1

    que caos amigo,
    esperamos uma verdadeira mudança
    mais num proximo governo!!

    lamentamos o descaso e desleixo dos “nossos representantes”

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  • 4 março, 2009 em 1:10
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    É muito confortável só criticar e não fazer nada pra ajudar a melhorar esse tal caos , mais isso não vem de hoje e você sabe disso vem de muito tempo inclusive a senadora Roseana sabe muito bem disso e não faz nada pra que possar mudar concordo pelnamente com o senador Jarbas “O senado é um grande maranhão “

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  • 4 março, 2009 em 6:38
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    PARABENS AO POVO DO MARANHÃO
    ADEUS AOS SECRETÁRIOS MUITO”CONPETENTES” E MUITO “ATUANTES” NO GOVENO DA MUDANÇA!
    MUNDANÇA?
    PARABENS E QUE A FAMILIA ADMINISTREM BEM TODOS OS SETORES MERECEDORES DE AÇÕES VERDADEIRAS COMEÇANDO PELA SEGURANÇA PÚBLICA, SAUDE, SOCIAL, EDUCAÇÃO, CULTURA E O PRINCIPAL A VOLTA DO NOVO TURISMO PARA O MARANHÃO!!!!!!!!!!!!!

    PARABENS,

    AMIGO IVAN SARNEY
    ESTAMOS A POSTOS PARA
    ATUAR CONJUNTMENTE COM A FAMILIA!

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  • 7 março, 2009 em 13:44
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    Deleito-me, sempre, com tuas belas crônicas.
    Um grande abraço

    Erasmo

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  • 8 março, 2009 em 8:34
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    Na minha opinião, as inserções do PMDB Maranhão em defesa do seu maior e ilustre patrono e membro Sen. José Sarney, ainda é simplista e pouco explicativo.
    Queremos um PMDB Maranhão a altura dos partidos combatentes e do lado do povo maranhense,
    um dia pessoalemnte ja falei a você Ivan, que as atuações partidárias de ultima hora não funcionam e os partidos nanicos e os ditos esquerdistas radicais continuam na base periférica da sociedade maranhense(povão mesmo) incrustando ações e palavras de má fé contra tua família e ao hoje Presidente do Sendado Federal.
    Minha opinião, sei, que é de um mero observador das atuações políticas que como já te disse, sem pretensões de ser político , mais com a itensão de promover bons trabalhos pela comunidade ao qual vivencio suas mazelas e principalmente, o de saber qual o jogo dos adversários antes, durante, e após as eleições!

    É SÓ UM ALERTA!!

    NO PASSADO, EM ENCONTRO COM O TONY(QUE SE DISSE UM DOS COORDENADORES DE CAMPANHA DA ROSEANA), FALEI-LHE EXPLICITAMENTE SOBRE QUAIS ESTRATÉGIAS OS OPOSITORES ESTÁVAM USANDO!

    HOJE TENHO MAIS ACESSO A VOCÊ! E POSSO AFIRMAR QUE SEM UMA ATUAÇÃO PARTIDÁRIA PRÓXIMA DA NOSSA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE A HOJE CONHECIDA COMO EXCLUIDA FICA MAIS DIFICIL O ACESSO A ELA PRÓPRIA.

    ANALISE E LANCE IDÉIAS NÃO PROPAND]GANTI]DISTAS MAIS DE AÇÕES JUNTO A ESSA GAMA DE ELEITORES E FAMILIAS QUE CLAMAM PELO GOVERNO JUSTO NO PONTO DE VISTA DE IGUALAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TODOS E NÃO PARA UMA CAMADA DIMINUTA E QUE NÃO SOMAM NA HORA “H” E NO DIA “D”.!!!!!!!!!

    APENAS UMA REFLEXÃO…

    CASO NÃO CONCORDE OU ACHE QUE NÃO É COERENTE , QUEIRA DESPREZAR!

    GRANDE ABRAÇO FRATERNO E SAUDE SEMPRE A VOCÊ E AOS SEUS QUERIDOS!

    JAMES WILLIAM
    8824-5113

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  • 9 março, 2009 em 16:41
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    Caro Frater Ivan Sarney,

    A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC) é uma fraternidade formada por homens e mulheres, sem distinção de crença ou raça, não religiosa, não dogmática, apartidária, que tem como objetivo o estudo das leis místicas universais, para o aperfeiçoamento da humanidade e de cada indivíduo.
    É uma organização internacional de caráter místico-filosófico, com mais de 3.500 anos de tradição, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz.
    No Estado do Maranhão, a Ordem Rosacruz atua a 35 anos, proporcionando aos seus membros estudos aplicados em todos os aspectos da filosofia da AMORC e pesquisas de sua Universidade, a URCI (Universidade Rosa+Cruz Internacional).
    Tais assuntos compreendem: Alquimia Espiritual e Material; Carma; Meditação; Reencarnação; Arquitetura Sagrada; Corpo físico; Ideais dos Grandes Filósofos; Os Grande Movimentos Religiosos; Simbolismo Natural, Artificial e Místico; Sons Místicos; Técnicas de Respiração; Técnicas Tradicionais Rosacruzes de Cura e outros.
    A Percepção Extra Sensorial – PES, fenômenos psíquicos, os poderes da mente são hoje de grande interesse, porem, os Rosacruzes há séculos, vêm efetivamente ensinando e utilizando técnicas psíquicas, como a intuição, transmissão de pensamentos, meditação e projeção psíquica.
    Cientistas e Filósofos famosos da historia pertenceram a Ordem Rosacruz, ou estiveram intimamente ligados ao Rosacrucianismo como: Pitágoras, Leonardo da Vinci, Paracelso, Nostradamus, Giordano Bruno, Francis Bacon, William Shakespeare, Michael Maier, Robert Fludd, René Descartes, Isaac Newton, Goethe, Edward Bulwer Lytton, Vitor Hugo, entre outros.

    A Ordem Rosacruz, com o objetivo de divulgar os aspectos práticos da sua filosofia, junto à comunidade do Maranhão, realizará uma palestra, cujo tema abordará a opinião da Ordem Rosacruz sobre o momento sensível da humanidade.

    O Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB sediará no dia 12 de março, as 10h30, a palestra “O SEGREDO DOS ROSACRUZES”, aberta a comunidade e entrada gratuita. A palestra será ministrada pelo Professor Universitário Helio de Moraes e Marques – Grande Mestre Mundial da Jurisdição de Língua Portuguesa da Ordem Rosacruz – AMORC.

    Desta forma, estamos convidando-o e a seus leitores para participarem do evento em tela, além de solicitar a divulgação do mesmo no âmbito interno.

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