Todos somos responsáveis

Hoje, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, independente de posicionamentos e programas institucionais, de decisões e compromissos de governos, cabe uma reflexão pessoal, íntima, na consciência de cada cidadão deste Planeta. A reflexão é simples, a partir de uma pergunta: – O que estou fazendo para preservação do meio ambiente; para proteção dos recursos naturais?
Aos que acharem resposta positiva, as atuais e as futuras gerações agradecem. Afinal de contas, esse é um compromisso irrecusável que devemos ter na trajetória de nossa vida. Lembrar que nossa presença na terra é fruto, conseqüente, de decisões de nossos predecessores, que, também, foram e são partículas de vida na ordem universal.
Não poderemos deixar, para os que nos sucederem, um mundo inabitável, do ponto de vista do ar, das águas, dos climas, dos solos, da flora e da fauna que encontramos; dos microssistemas biológicos, invisíveis aos nossos olhos, mas tão necessários ao equilíbrio ambiental.
Evitar o desperdício de água; evitar o desperdício de luz; reutilizar produtos; reduzir consumos; reciclar materiais; não jogar lixo nos terrenos baldios, nas vias públicas, nos cursos córregos, nos risos; não promover destruição de árvores, de florestas nativas; não destruir a vegetação ciliar (beira de rios); plantar árvores, frutíferas ou ornamentais; ter atitudes de vigilância contra atos de degradação ambiental. Todas essas ações estão ao nosso alcance individual, podendo ser deflagradas ou evitadas por nossos atos de vontade.
Afinal de contas, somos seres vivos, integrantes do meio ambiente, e dependemos dele para viver e cumprir nossa trajetória terrena. Basta pensar no ar que respiramos e fazer o teste de quanto tempo ficamos sem respirar oxigênio ou ainda, quanto tempo resistiríamos respirando um gás carbono ou outro gás tóxico. Não resistiríamos mais que poucos minutos.
Vamos continuar fazendo nossa parte, crendo num futuro menos sombrio para a vida na Terra, sabendo que as conseqüências das mudanças climáticas, alteradas por ações do homem, já estão atingindo e ameaçando a vida em nosso planeta.

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.