Paciente com doença renal crônica têm novos serviços

paciente renal 2Boa Notícia. As pessoas que sofrem com doenças renais têm algumas conquistas a comemorar. É que a Secretaria de Atenção à Saúde acaba de autorizar a inclusão de novas ações na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a procedimentos ligados ao cuidado da pessoa com a doença renal crônica.

Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7). Uma das novidades se refere à medicação. Segundo a portaria, a partir de agora o SUS vai cobrir as dosagem de hemoglobina glicosilada, de sódia, de 25 hidroxi vitamina D, de hormônio tireoestimulante e de Tiroxina.

Os pacientes também terão direito a hemocultura (que pesquisa bactérias no sangue), exame de caracteres físicos com contagem global e especifica de células, gasometria, entre outros.

Com as novas medidas consideradas na tabela de procedimento do SUS, pacientes portadores do vírus HIV terão direito a pesquisa de anticorpos iGG contra antígeno central da hepatite B. Para hemodiálise pediátrica, a criança com problema renal terá direito a ultrassonografia do aparelho urinário e eletrocardiograma.

Nos casos de pacientes no estágio pré diálise, dosagens de cálcio, creatinina, fósforo, proteínas, potássio, ferro sérico, ureia, entre outros, também foram incluídas na tabela.

Texto transcrito do Portal Brasil

Fonte: Imprensa Nacional

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.