Um nova e sedutora experiência

computadorAos amigos, aos que me dão o privilégio de suas leituras, comunico que estou desenvolvendo uma nova experiência, em meu processo de comunicação, como escritor.

Essa experiência, iniciada há alguns meses, está representando um sedutor desafio, para mim, pelas peculiaridades que a caracterizam.

Estou, agora, como titular e gestor de um site blog, o que constitui o sedutor desafio a que me referi. Meu endereço é: ivansarney.com.br

Considerei que deveria informar aos que me honram com sua leitura, neste jornal, porque o site blog representa um endereço eletrônico, o que possibilita seu acesso, em qualquer parte do Planeta, através da internet.

Como novato, no uso desse instrumento de comunicação, estou aprendendo suas características, seus principais recursos de postagens, e avaliando as possibilidades que ele oferece, na difusão das ideias.

Além disso, avaliando o processo de interação com leitores, a velocidade com que divulga e expõe textos; o imensurável universo de novos leitores que vão se agregando, numa cadeia sem fim, com maior responsabilidade com o pensamento e as palavras. Os blogs constituem espaços, na comunicação eletrônica, em que os autores escrevem diariamente suas mensagens, quase como quem está registrando o curso dos fatos e do tempo, com preocupações de cronistas do cotidiano.

É claro que a palavra cronista, aqui, tem um sentido figurado, porque os blogs podem conter assuntos das mais diversas naturezas: sociais, políticas, econômicas, ambientais, culturais, líricas, administrativas, pessoais. Enfim, não há limites de conteúdo para a natureza dos blogs.

O que existe, que torna um blog mais ou menos interessante, é o compromisso de atualização dos textos, de seu conteúdo, com a maior velocidade possível, de modo a torná-lo compatível com a velocidade da comunicação, no mundo virtual e no mundo real.

Eu o estou chamando de site blog, porque ali estão dados sobre minha trajetória humana, incluindo política, literatura, jornalismo, artes, esportes, como uma forma de oferecer material para pesquisa, e consolidar dados que, ao longo da vida, vão ficando tão dispersos e, muitas vezes, se perdendo no esquecimento.

Assim, no final do ano, todas as crônicas publicadas na coluna estarão no blog. Irei retrocedendo no tempo, fazendo o mesmo com os anos anteriores, até chegar ao mais remoto, na abrangência dos anos que aqui escrevo. Assim, estarei oferecendo um amplo acervo para pesquisa de quantos se interessarem.

Essa ideia, conforme as possibilidades técnicas e materiais do próprio blog, será ampliada para incorporar as exposições de artes plásticas que fiz, incluindo suas telas, os filmes em Super 8 que realizei, em fase de recuperação pelos amigos cineastas, João Ubaldo e Joaquim Haickel, somando 15 filmes. Além das crônicas já referidas, o blog conterá, também, textos sobre os mais variados assuntos, sob o ícone de Boas Notícias.

Terá, ainda, as leis municipais que propus, como vereador, e vi serem aprovadas na Câmara Municipal. Um ementário das leis municipais estará, ali, como uma contribuição para consultas de interessados, como resultante do trabalho do amigo e ex- vereador Chico Poeta.

Poesias, minhas e de outros autores, que considere oportunas, também estarão ali, intercalando textos, amenizando-os, ilustrando-os para enriquecê-los, e para possibilitar momentos de enlevo e descontração, ajudando a construção de uma sublime espiritualidade. Alguns vídeos já se encontram ali. Uns sobre nossa cidade de São Luís, outros sobre temas reflexivos que envolvem o homem, e suas perplexidades com os seus semelhantes.

Tudo o que ali estiver, de algum modo, falará de mim, de minha pessoa, da forma como vejo o mundo, as relações pessoais, o encontro e o desenlace de pessoas, a busca de Deus, os domínios da ciência. Em cada textos, de minha autoria ou da autoria de terceiros, estará minha contribuição ao aperfeiçoamento de nossas relações pessoais e sociais, minha forma de ver e testemunhar o mundo.

Meu desafio é produzir um blog que seja atraente, que seja amigo e companheiro de quantos o acessarem, que reflita sem ódios, sem paixões destrutivas, sem sectarismos, o mundo que estamos vivendo. E que ajude a apontar rumos para nossa caminhada, sem impedir a caminhada dos outros, nossos contemporâneos, e dos que vierem depois de nós, nossos descendentes.

Estou com página no facebook, no twitter, no instagram, linked in, também, que podem ser acessadas a partir do site blog, com um simples clique. Ali, integro comunidades virtuais. Fazendo novos amigos, reencontrando companheiros de outros momentos, com uma velocidade incrível.

Todos esses atos, voluntários, enlaçados por confraternização e fraternidade, representam estímulos a viver, a testemunhar o mundo em que vivemos, fazendo a nossa parte, construindo nossa própria eternidade. Aos que me derem o prazer, o privilégio do acesso, peço que contribuam, com mensagens e deixem sugestões, para o seu aperfeiçoamento, que tem o designer Evanildo Barros, como o seu autor e administrador de sua implantação. Amar a cidade é estar ligado no tempo. É preciso amar a cidade.

ivansarney@uol.com.br

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.