Cai o desmatamento na Amazônia

amazoniaBoa Notícia. O massacre da motoserra voltou a desacelerar na Amazônia. Nos últimos meses, o ritmo de desmatamento diminuiu em relação ao mesmo período no ano passado, segundo um levantamento recente e preliminar feito pelo principal instituto de pesquisa da região.

O novo levantamento mostra que o índice pode voltar a cair nos anúncios oficiais de 2014. Os sinais disso vêm de um sistema de monitoramento alternativo ao oficial divulgado uma vez ao ano. É o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), uma ONG que monitora a floresta mês a mês.

O SAD é menos preciso que o sistema oficial, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mas funciona bem para identificar tendências. E dessa vez ele aponta uma tendência de queda no corte ilegal. Segundo o SAD do Imazon, o desmatamento em novembro foi de 37 km2.

Uma queda de 33% em relação ao mesmo mês no ano passado. A devastação acumulada de agosto a novembro deste ano foi de 368 km2. Uma redução de 70% em comparação com o ano passado. Também houve uma diminuição na área de florestas degradadas.

São aquelas que ainda não foram desmatadas mas já sofrem com corte predatório de madeira. Em geral, esse corte antecipa a derrubada da mata nos anos seguintes. Entre agosto e novembro de 2013, a área de florestas degradadas foi de 157 km2, um índice 78% menor do que no ano passado.

Texto: Alexandre Mansur

Fonte: Blog do Planeta

 

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.